Embalagens e suas cores

Embalagens e suas cores: Como escolher?

dezembro 18, 2020

As cores estão intrinsicamente ligadas às marcas. Temos exemplos bem marcantes, como é o caso do vermelho com a Coca-Cola, do azul com o Omo, o amarelo com a Maizena, o verde com o Starbucks, o azul e o amarelo com o Itaú ou até o colorido com a Google. Isso mostra que elas são muito mais do que recursos visuais para deixar um objeto ou embalagem mais bonito e personalizado. Tudo ali foi pensado para que o produto chame a atenção, nada é aleatório. A conquista do cliente envolve muitos aspectos, mas o visual ainda é um dos seus maiores atrativos – e isso inclui a cor.

Não faltam estudos para comprovar isso. Uma pesquisa do QuickSprout mostra que 92% das pessoas dizem que o visual é o aspecto que mais afeta a decisão de compra e 85% apontam a cor como a razão primária para isso. Com isso, fica claro que é muito importante escolher com cuidado a que predominará em uma embalagem, pois ela será capaz de despertar o interesse, fidelizar quem já conhece o produto e destacá-lo entre tantos existentes no mercado. Tudo isso, sem esquecer o aspecto visual, já que ela estabelece uma conexão emocional com o consumidor.

 

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Como pensar as embalagens

Primeiramente, um passo fundamental na hora de pensar a embalagem é que ela deve ter uma relação com a identidade visual e com os objetivos finais do produto. Coerência, organização, beleza e confiança devem fazer parte da elaboração na hora da escolha. As cores e suas combinações devem fazer parte desde a embalagem, desde o logotipo e passando por toda a papelaria. Essa unidade ajuda a marcar o seu produto, porque desperta o interesse do público e demonstra seu profissionalismo.

Lembre-se ainda que o objetivo não é só vender, é preciso pensar além. As embalagens levam consigo um conceito, e traduz aquilo que você que passar para o cliente. Portanto, caprichena combinação que você irá fazer e leve em consideração todos os elementos que já citamos acima. As cores têm a capacidade de despertar inúmeras sensações e desejos, induzindo no cliente a vontade de consumir determinados produtos. Por isso, busque conhecer quem consome o que você vende, o que ele deseja, o que espera e como ele quer ver a sua marca. Assim você conseguirá fazer boas combinações.

Como as cores afetam as vendas

Muitos sites especializados listam três pontos fundamentais para aumentar suas vendas de embalagem:

Reconhecimento da marca: a escolha das cores pode aumentar em cerca de 80% o reconhecimento da sua marca, influenciando diretamente na confiança do consumidor.

Razão de compra: em média, 85% dos consumidores indicam a cor como principal fator de compra de um determinado produto.

Aspecto visual: o uso de cores é determinante no lançamento de novos produtos, uma vez que é necessário estabelecer a conexão emocional com o consumidor e conquistar sua confiança, levando-o a comprar.

 

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Algumas dicas para você na hora de escolher as cores:

 Leve em consideração o gênero do seu público: comprovadamente, homens e mulheres gostam de cores diferentes. Eles preferem cores como azul, verde e preto e não gostam de marrom, laranja e roxo. Já o azul, roxo e verde são as preferidas as mulheres e elas não têm afinidade com o laranja, marrom e cinza;

– Vermelho, azul royal, laranja e amarelo são as cores dos consumidores compulsivos. Além disso, são mais usadas por empresas do varejo e de alimentação;

– Verde e azul marinho são dos consumidores racionais;

– As cores quentes são o vermelho, laranja e amarelo e os tons que sejam obtidos da mistura dos três, incluindo azuis ou verdes mais claros. Elas trazem energia, estimulam o desejo do consumidor e chamam a atenção.

Significado das cores

Por fim, daremos o significado de cada cor para ajudar você na tarefa de escolher as que estarão nas suas embalagens:

 

Embalagem Vermelha

O vermelho é uma das mais tradicionais cores do mundo da publicidade e do marketing e desperta sentimentos como amor, paixão e fome. Também incentiva a urgência e a tomada de decisões rápidas.

 

Embalagem Azul

No geral, o azul transmite a ideia de limpeza. Em alguns contextos, ele estimula a criatividade e diminui o apetite. Em tons mais escuros, traz a sensação de sobriedade, segurança e tranquilidade. Afinal, relaciona-se ao céu, que sempre está lá, daí a ideia de estabilidade e paz.

 

Embalagem Verde

Reforça a sensação de limpeza, frescor e preocupação com questões ambientais. Também desperta sensações de harmonia e tranquilidade.

 

Embalagem Amarelo

Tem a capacidade de aumentar o apetite, do mesmo modo que o vermelho. Por isso é muito comum em logos de restaurantes e lanchonetes. Quando utilizada sozinha, reforça o otimismo, além de chamar a atenção em locais onde é preciso ter cuidado.

 

Embalagem Preto 

Destaca-se pela sua neutralidade e impessoalidade, além das sensações de medo e mistério. Aliás, pode também estar ligada à ideia de poder, autoridade ou sofisticação. Quando combinada com outras cores pode transmitir uma gama de sentimentos, como elegância, inovação ou tradição.

 

Embalagem Branco

O branco é notório pela sua neutralidade. Além disso, traz uma sensação de pureza, simplicidade, calma e tranquilidade. Geralmente é utilizado em combinação com outras cores para reforçá-las e fazer com que elas tenham mais destaque.

 

Embalagem Cinza 

Outra cor neutra. Mais comum em combinação com outras cores e podendo ser apresentada em tonalidades prateadas. Além disso, é muito empregado para ressaltar a solidez e a modernidade de um produto.

 

Embalagem Rosa

Tons mais claros de rosa estão relacionados à tranquilidade, delicadeza e romantismo, enquanto os mais fortes dão a sensação de urgência e são adotados para chamar a atenção.

 

Embalagem Marrom

Para quem precisa transmitir a sensação de sofisticação e elegância, a recomendação é o marrom. Isso porque ele também se relaciona com a natureza e com a ideia de rusticidade, resistência, estabilidade, casa, terra, ar livre.

 

Por fim, esperamos que este conteúdo te auxilie na hora de escolher a cor de suas embalagens. Mas continue aqui com a gente. Temos outros conteúdos que você irá adorar 😀 Clica aqui para ver.

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