Hamburguer

Hambúrguer: o mais novo queridinho dos brasileiros

fevereiro 19, 2021

Ele sempre foi um dos queridinhos dos brasileiros. Aliás, nos últimos anos ganhou realmente o gosto popular e está tomando o lugar de outra preferência nacional: a pizza. Estamos falando do hambúrguer que, mesmo não senso um prato tipicamente brasileiro, está entre os mais pedidos.

A prova disso é que o Codex – fórum internacional ligado à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) – estimou que este ano o hambúrguer será o prato mais difundido no Brasil, ultrapassando a pizza.

 

Hambúrguer

 

Um levantamento do iFood, principal aplicativo desse segmento no país, já atesta isso: em 2019, foram feitos 26 milhões de pedidos de hambúrgueres, o alimento mais pedido da plataforma, contra 21 milhões de pedidos de pizza. O app estima ainda que, com a pandemia do novo coronavírus, esse número aumentou ainda mais.

Tenho certeza que tem um pedido seu no meio desse número, porque não há quem resista a um hambúrguer bem feito. Mas, para que chegue quentinho e caprichado em casa, é preciso que a sua embalagem seja adequada, garanta a temperatura e, claro, segura e atraente, afinal, as grandes redes de fastfood conquistaram o público também com as suas embalagens.

 

Lanche

 

Um pouco de história

A princípio, você já parou para pensar como surgiu o hambúrguer? Existem relatos sobre a história do hambúrguer, que ele foi inventado nos Estados Unidos, por imigrantes alemães, que embarcaram no porto da Hamburgo rumo aos Estados Unidos. Note a semelhança com o nome do hambúrguer.

Mas antes de oficializar a invenção do hambúrguer em 1904, também deveríamos levar em conta que antes disso, surgiram seus ingredientes principais que são o pão e a carne moída, ingredientes inventados antes de sua junção.

A invenção da carne moída vem do século XVII, quando tribos nômades da Asia Ocidental, conhecidas com Tártaros, desenvolveram a técnica de moer carne bovina dura e de má qualidade, para torná-la mais digerível. Quanto ao pão, este foi inventado a mais de 12 mil anos, segundo os historiadores.

 

Hambúrguer

 

Neste meio tempo, em algum momento entre o século XVII e o XIX, dentre estes 200 anos, alguém pode ter juntado estes ingredientes, mas não pensou em oficializar a fórmula, e a data real de sua descoberta, pode ter ocorrido bem antes de 1904. Relatos indicam que um inglês chamado de Jhon Montagu, intitulado como quarto conde na cidade de Sandwich na Inglaterra, seria o primeiro inventor do lanche.

Afinal, em 1762, ele teria experimentado carne moída, entre duas fatias pão, durante uma de suas partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos, conforme narra o livro Hambúrguer: uma história global, escrito por Andrew F. Smith, professor de história da culinária em Nova York.

Conforme relatos de historiadores, os primeiros a apreciarem o hambúrguer nos Estados Unidos, foram os marinheiros, para mastigarem algo enquanto trabalhavam arduamente.

 

Caixa de lanche

 

Curiosidade sobre o hambúrguer

Foi em meados de 1929 que criaram o personagem J. Wellington Wimpy (DUDU) do desenho Popeye, que usava a frase: “Pagarei com prazer na terça, pelo hambúrguer de hoje!” (em inglês “I’ll gladly pay you tuesday for a hamburger today”). Dudu foi criado pelo cartunista Elzie Crisler Segar bem antes do marinheiro Popeye.

Que tal fazer hambúrguer em casa? Veja como é fácil

INGREDIENTES

  • 720 g de patinho moído
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 4 bolas (180 g cada) e modele os hambúrgueres: achate cada uma, coloque sobre a tábua e vá acertando as laterais, empurrando para dentro com as mãos – a ideia é formar uma paredinha reta para que o hambúrguer fique alto.
  2. Com o polegar, faça uma marca bem no meio de cada hambúrguer – quando cozinha, a carne infla e, sem a marca, o hambúrguer pode ficar curvado. Se não for preparar os hambúrgueres na hora, leve para a geladeira – a carne deve estar bem fria na hora de ir para a frigideira.
  3. Leve uma frigideira grande e de preferência antiaderente ao fogo médio. Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou prepare em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno pré-aquecido em temperatura média – assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.
  4. Espalhe azeite na superfície dos hambúrgueres e tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque quantos hambúrgueres couberem de uma só vez, um ao lado do outro. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe 4 minutos no total, virando de minuto a minuto. Para um hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. Sirva a seguir.

Fonte: Engenharia do Hambúrguer

 

Combo de lanche

 

Por fim, esperamos que tenha curtido este conteúdo! Temos mais posts que temos certeza que você irá gostar e que irá te ajudar. Pretende realizar melhorias em seu delivery? Clique aqui para dar uma lida no nosso conteúdo :). Acesse nosso site e conheça nossas embalagens personalizadas *-*.

Siga-nos nas redes sociais:

IpsisPACK – Instagram

IpsisPRO – Instagram | Facebook | Pinterest  | Twitter

IpsisPUB – Instagram

Fotografos Online – Instagram

COMPARTILHE

pack_bannerBlog330x140_jun_v1.jpg

A IpsisPack

A arte de transformar sonhos em realidade! Depois de mais de 70 anos no mercado e já consolidada como referência na América Latina em qualidade de impressão e tratamento de imagem, lançamos uma plataforma que proporciona o mesmo requinte de livros de arte para as embalagens do seu negócio.

pack_bannerBlog330x660_jun_v1.jpg