delivery de restaurantes

Restaurantes e delivery: Saiba como garantir a segurança do cliente

março 5, 2021

A segurança sempre esteve estritamente ligada ao mundo da alimentação. Esses cuidados sempre foram necessários nos restaurantes para que os clientes se sintam protegidos ao consumir os alimentos do seu negócio. Com a pandemia do novo coronavírus, que completa um ano no Brasil no mês de março, esses cuidados precisaram ser redobrados para que as embalagens não carregassem para a casa das pessoas o vírus.

As empresas do ramo alimentício precisaram se readaptar e a sobreviver a esse mercado cada vez mais exigente no período Covid-19. Esses novos protocolos tiveram que ser adotados tanto nos restaurantes como nos deliverys. A pergunta que fica é: como garantir a segurança dos clientes?

 

Delivery de restaurantes

 

Depois do período de fechamento dos comércios, logo no começo da pandemia, os restaurantes puderem retornar à sua atividade, mas com restrições. Distanciamento entre as mesas, álcool em gel distribuído pelo ambiente, cardápio digital, funcionários de máscaras e luvas foram algumas medidas adotadas para evitar a contaminação.

Aliás, durante a pandemia, o delivery cresceu. Mas nem ele escapou das novas recomendações sanitárias. Foi preciso garantir a segurança dentro e fora do restaurante, afinal as pessoas querem segurança. Para sobreviver no mercado, além da boa comida e do atendimento, é preciso garanti-la.

Guia

Para guiar as empresas do ramo alimentício, a Anvisa publicou algumas orientações durante a pandemia. É muito importante que proprietários, gestores e funcionários de bares, lanchonetes e restaurantes tenham conhecimento dessas medidas para que garantam a segurança de clientes e colaboradores.

1- Nota Técnica 47/2020 — uso de luvas e máscaras em estabelecimentos da área de alimentos no contexto do enfrentamento ao COVID-19;

2- Nota Técnica 48/2020 — documento orientativo para produção segura de alimentos durante a pandemia de COVID-19;

3- Nota Técnica 49/2020 — orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente durante a pandemia de COVID-19.

Cliente limpando as maos

 

Confira todas as recomendações em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br.

 

Dicas para trabalhar com segurança nos restaurantes

Atendimento presencial

– Capacidade de atendimento

Não dá para receber todos os clientes que você recebia antes da pandemia para não aglomerar, portanto, quanto menos gente melhor. Uma maneira de controlar isso é através de reservas. Estimule isso. Dessa forma você consegue controlar e dimensionar o movimento do dia em seu restaurante e evita a frustração de clientes.

 

Funcionario Limpando a mesa

 

– Distância entre as mesas

 A recomendação sanitária é manter a distância de 1 metro entre as cadeiras de uma mesa e distanciar cada mesa em 2 metros uma da outra.

 

– Controle de temperatura

Fazer esse controle é uma forma de alertar o cliente sobre um possível contágio, além de segurar a entrada de pessoas infectadas no local. Isso vale não só para os clientes, mas também para os funcionários, que devem passar por esse controle de temperatura todos os dias antes de entrarem no ambiente de trabalho.

 

– Álcool em gel

Basta colocar um álcool em gel à disposição dos clientes, certo? Errado! É importante disponibilizá-lo em diversos pontos estratégicos do estabelecimento como:

  1. Entrada e saída;
  2. Caixas;
  3. Próximo aos banheiros.

Mulher usando alcool gel

 

– Cardápios Digitais

Os materiais impressos podem ser substituídos por soluções digitais com menor contato. Uma saída interessante é usar os cardápios digitais, que funcionam tão bem quanto os cardápios de papel e ainda dão um toque mais moderno nos restaurantes e deliverys.

 

Funcionario com cardapio digital

 

 

– Outras dicas rápidas para o salão:

  1. Embalar os talheres e fazer a montagem da mesa no momento em que o cliente chegar;
  2. Reforçar toda a limpeza dos ambientes comuns e superfícies como balcões e mesas;
  3. Melhorar a circulação de ar do salão.

 

Delivery

Veja quais são os cuidados necessários com as as tarefas do dia a dia e a equipe e do delivery:

 

– Máscaras e luvas na cozinha

Se antes esses itens já eram bem-vindos, agora eles são obrigatórios. Em todos os restaurantes, é fundamental que os funcionários tenham à disposição luvas e máscaras descartáveis.

 

Siga apostando no delivery, na retirada e até no drive thru

Ainda tem muita gente que não quer sair de casa (ou que é do grupo de risco e está se protegendo ainda mais), então essa dica é mais estratégica do que uma boa prática.

Seguir com o delivery vai permitir que você continue atendendo essas pessoas. Consequentemente, você aumenta as chances de faturar mais, por isso, entregue, faça entregas, permita que os pedidos possam ser retirados no local e, se possível, tente criar um esquema de drive thru.

 

Serviço de Delivery

Não se esqueça de higienizar os equipamentos dos entregadores. No momento de dar as encomendas para o entregador, vale a pena oferecer álcool em gel para que ele possa limpar a bag, a sua capa (quando em uso) e o capacete. São pequenos cuidados, mas que são muito importantes e mostram que você está preocupado com a saúde de todos.

Fonte: PagSeguro

 

Enfim, esperamos que tenha curtido este post para ajudar em seu restaurante ou delivery! Mas não para por aí, temos outros conteúdos que certamente irão te interessar. Clique aqui pra dar uma olhada!

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